O Cuidado Centrado na Criança consiste em uma nova abordagem de cuidados em saúde pediátricos que tem ganhado, na última década, cada vez mais notoriedade. Essa nova forma de prover cuidados para o paciente criança originou-se a partir da constatação de que as crianças ainda ocupam um papel secundário e não são envolvidas no planejamento ou nas decisões relativas aos seus cuidados e, mesmo quando expressam um desejo de envolvimento, não recebem suporte para concretizá-lo (1).
Por se tratar de uma abordagem recente cujos conceitos ainda estão sendo precisados, foi realizada, em 2018, a primeira revisão de escopo (2) para mapeamento da literatura relacionada ao Cuidado Centrado na Criança que identificou como sendo seus principais pontos o foco do cuidado na criança pertencente a um contexto familiar (e não o contrário, ou seja, o foco na família que tem uma criança enferma, como ocorre no Cuidado Centrado na Família) e a ênfase nos direitos que lhe asseguram o protagonismo no seu cuidado em saúde. Assim, o Cuidado Centrado na Criança reconhece a criança enquanto titular de direitos que se aplicam aos cuidados em saúde, especialmente, seu direito humano de participar de todas as etapas do cuidado e do processo de tomada de decisão, imprescindível para garantir que suas necessidades sejam de fato atendidas e suas preferências consideradas pelos profissionais de saúde(1) (3).
Fontes:
1. Coyne I, Hallström I, Söderbäck M. Reframing the focus from a family-centred to a child-centred care approach for children’s healthcare. J Child Heal Care. 2016;20(4):494–502.
2. Ford K, Campbell S, Carter B, Earwaker L. The concept of child-centered care in healthcare: a scoping review protocol. JBI database Syst Rev Implement reports. 2018;16(4):845–51.
3. Coyne I, Holmström I, Söderbäck M. Centeredness in Healthcare: A Concept Synthesis of Family-centered Care, Person-centered Care and Child-centered Care. J Pediatr Nurs. 2018;42:45–56. A