O Cuidado Centrado no Paciente consiste na provisão de cuidado que respeita e responde às preferências, às necessidades e aos valores dos pacientes e tem como objetivo assegurar que esses sejam os norteadores das decisões clínicas¹, ou seja, o conhecimento dos valores e preferências de um paciente deve ser priorizado pelo profissional de saúde no processo terapêutico. Neste cenário, a empatia é um instrumento valioso, pois habilita o profissional a identificar e compreender às necessidades do paciente. Em outras palavras, o profissional empático incrementa a sua capacidade de compreensão da perspectiva do paciente e a partir disso tem a possibilidade de traçar caminhos de cuidado apropriados.
É comprovado a que empatia está associada a uma série de resultados positivos na clínica, tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde. Segundo o artigo intitulado: “Empatia do médico é um fator chave para satisfação do paciente”², 65% da satisfação do paciente foi atribuída à empatia do médico. Estudos adicionais também tratam do impacto que a empatia tem na melhoria dos resultados em saúde e a sua importância no cuidado do paciente³.
¹ALBUQUERQUE, Aline. Manual de Direito do Paciente: para pacientes, profissionais da saúde e profissionais do direito. Belo Horizonte. 2020
² American Academy of Orthopaedic Surgeons. “Physician empathy a key driver of patient satisfaction: New study supports enhanced physician-patient communication training.” ScienceDaily. ScienceDaily, 1 March 2016. Disponível em: www.sciencedaily.com/releas
³ How does the physician’s empathy affect patient outcomes? https://www.gold-foundation.org/how-does-physician-empathy-affect-patient-outcomes/