Afinal, o que importa?

Atualizado em 18/06/2024
Por Claudia Matias

Afinal, o que importa?

Atualizado em 18/06/2024
Por Claudia Matias

Afinal, o que importa?

Junho é a data oficial do “What Matters to You?” – “O que Importa Para Você?” um movimento global que tem o propósito de estimular conversas significativas e maiores interações entre os profissionais de saúde e pacientes visando fortalecer a cultura do cuidado centrado do paciente.

Em 2010 Maureen Bisognano, CEO do instituto norte-americano Healthcare Improvement desafiou profissionais a terem conversas mais próximas com os pacientes e seus familiares e, em 2012, o artigo do Dr. Michael Barry na publicação científica voltada à Medicina “New England Journal of Medicine” traz o tema Shared Decision Making – The Pinnacle of Patient-Centered Care (Tomada de Decisão Compartilhada) e reflexões sobre o Cuidado Centrado no Paciente.

O movimento do Healthcare Improvement Scotland avança na Noruega em 2014 para sensibilizar profissionais sobre a importância de ouvir o paciente e saber mais sobre suas necessidades e expectativas nas relações de cuidado de saúde. Nesse mesmo ano, dois enfermeiros escoceses, Jennifer Rodgers e Shaun Maher começaram a incentivar pacientes a falarem sobre o que importava para eles, inclusive em unidade pediátrica onde Jennifer criou uma ação para que as crianças fizessem cartazes para se manifestar.

O dia 06 de junho foi instituído em 2014 na Noruega por Anders Verge, enfermeiro e chefe de um Departamento de Melhoria da Qualidade, como data oficial do movimento “What Matters to You?” – “O que Importa Para Você?”,oficialmente reconhecido em 2015 como movimento internacional em uma conferência nacional em Glasgow, na Escócia.

Vemos com muito entusiasmo esse movimento ganhando força também no Brasil a partir de 2016 para fomentar uma transformação cultural baseada em relações de parceria, confiança e no respeito mútuo, com melhora dos desfechos clínicos já que paciente e familiar/cuidador podem participar ativamente da tomada de decisões sobre sua saúde.

E outras ações vêm somar-se ao objetivo de falar sobre a importância de conversas significativas entre profissionais de saúde e pacientes para maior satisfação e geração de valor a todos os envolvidos. Com base no Plano Global de Ação para a Segurança do Paciente 2021-2030 da OMS – Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro de 2023 trouxe o tema “Engajar pacientes para a segurança do paciente” como mais uma oportunidade de fortalecer a necessidade de saber o que importa para os pacientes.

A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) e o Instituto Brasileiro de Direito do Paciente (IBDPAC) lançaram em 2023 uma Cartilha inédita para pacientes, familiares e cuidadores com o intuito de contribuírem para fazer ouvir a voz dos pacientes nas relações dos cuidados de saúde.

Como profissionais, precisamos estar atentos para incentivar sempre que o paciente ou seu familiar/cuidador manifeste que de fato importa para ele, o que sente, o que mais gostaria de saber ou entender melhor para que o cuidado oferecido seja de qualidade e segurança. A cartilha é gratuita, está disponível nos sites da SOBRASP e do IBDPAC, com muitas contribuições para ações transformadoras.

Claudia Matias – Diretora de Projetos IBDPAC Instituto Brasileiro de Direito do Paciente

Texto adaptado das publicações:

Afinal, o que importa?

Claudia Matias, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Afinal, o que importa?.

Share This