Junho é a data oficial do “What Matters to You?” – “O que Importa Para Você?” um movimento global que tem o propósito de estimular conversas significativas e maiores interações entre os profissionais de saúde e pacientes visando fortalecer a cultura do cuidado centrado do paciente.
Em 2010 Maureen Bisognano, CEO do instituto norte-americano Healthcare Improvement desafiou profissionais a terem conversas mais próximas com os pacientes e seus familiares e, em 2012, o artigo do Dr. Michael Barry na publicação científica voltada à Medicina “New England Journal of Medicine” traz o tema Shared Decision Making – The Pinnacle of Patient-Centered Care (Tomada de Decisão Compartilhada) e reflexões sobre o Cuidado Centrado no Paciente.
O movimento do Healthcare Improvement Scotland avança na Noruega em 2014 para sensibilizar profissionais sobre a importância de ouvir o paciente e saber mais sobre suas necessidades e expectativas nas relações de cuidado de saúde. Nesse mesmo ano, dois enfermeiros escoceses, Jennifer Rodgers e Shaun Maher começaram a incentivar pacientes a falarem sobre o que importava para eles, inclusive em unidade pediátrica onde Jennifer criou uma ação para que as crianças fizessem cartazes para se manifestar.
O dia 06 de junho foi instituído em 2014 na Noruega por Anders Verge, enfermeiro e chefe de um Departamento de Melhoria da Qualidade, como data oficial do movimento “What Matters to You?” – “O que Importa Para Você?”,oficialmente reconhecido em 2015 como movimento internacional em uma conferência nacional em Glasgow, na Escócia.
Vemos com muito entusiasmo esse movimento ganhando força também no Brasil a partir de 2016 para fomentar uma transformação cultural baseada em relações de parceria, confiança e no respeito mútuo, com melhora dos desfechos clínicos já que paciente e familiar/cuidador podem participar ativamente da tomada de decisões sobre sua saúde.
E outras ações vêm somar-se ao objetivo de falar sobre a importância de conversas significativas entre profissionais de saúde e pacientes para maior satisfação e geração de valor a todos os envolvidos. Com base no Plano Global de Ação para a Segurança do Paciente 2021-2030 da OMS – Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro de 2023 trouxe o tema “Engajar pacientes para a segurança do paciente” como mais uma oportunidade de fortalecer a necessidade de saber o que importa para os pacientes.
A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) e o Instituto Brasileiro de Direito do Paciente (IBDPAC) lançaram em 2023 uma Cartilha inédita para pacientes, familiares e cuidadores com o intuito de contribuírem para fazer ouvir a voz dos pacientes nas relações dos cuidados de saúde.
Como profissionais, precisamos estar atentos para incentivar sempre que o paciente ou seu familiar/cuidador manifeste que de fato importa para ele, o que sente, o que mais gostaria de saber ou entender melhor para que o cuidado oferecido seja de qualidade e segurança. A cartilha é gratuita, está disponível nos sites da SOBRASP e do IBDPAC, com muitas contribuições para ações transformadoras.
Claudia Matias – Diretora de Projetos IBDPAC Instituto Brasileiro de Direito do Paciente
Texto adaptado das publicações:
- https://www.sobrasp.org.br/news-sobrasp/sobrasp-e-ibdpac-lancam-a-cartilha-inedita-pacientes-familiares-e-cuidadores-facam-ouvir-a-sua-voz-/299/ Acesso em 16/06/2024 12h30
- https://www.healthcareimprovementscotland.scot/about-us/ Acesso em 16/06/2024 11h30
- https://www.linkedin.com/pulse/o-que-importa-para-voc%2525C3%2525AA-um-movimento-global-pela-centrada-lorenz-ks0jf/?trackingId=4MUWlpJU%2BC7HMX2hcLtYHQ%3D%3D Acesso em 16/06/2024 13h20
- https://www.acsc.org.br/oqueimportaparavoce/ 16/06/2024 11h
- https://ibdpac.com.br/cartilha-gratuita-pacientes-familiares-e-cuidadores-facam-ouvir-a-sua-voz/ Acesso em 16/06/2024 14h30
- https://www.who.int/teams/integrated-health-services/patient-safety/policy/global-patient-safety-action-plan