Claudia Matias, Diretora de Projetos – IBDPAC, janeiro 2024
Celebrar metas alcançadas e traçar novas estratégias para melhorar ainda mais os resultados obtidos é sempre revigorante, em todos os setores de nossas vidas. O início do ano é momento de renovar energias, vislumbrar novos horizontes e oportunidades de fazer diferente e principalmente, de fazer a diferença na vida das pessoas e nas nossas próprias trajetórias pessoais e profissionais.
Olhamos para o ano que se encerrou com muita gratidão e satisfação por tantas ações e iniciativas do IBDPAC, inclusive pela comemoração dos 3 anos de expressiva trajetória do Instituto. Ao mesmo tempo, é hora de olhar para a frente, afinal, um novo ciclo se inicia e estamos prontos para entrar em 2024 com total ENTUSIASMO*.
(*)1. forte interesse por determinada causa, coisa ou pessoa, que se traduz em dedicação ou adesão; 2. vontade de ação; espírito de iniciativa; 3. demonstração expansiva (e geralmente ruidosa) de alegria; 4. inspiração (meudicionario.org)
O IBDPAC é a primeira entidade no Brasil dedicada integralmente ao Direito do Paciente, com a missão de promover uma cultura inovadora e construtiva nos cuidados em saúde, mediante o estímulo à interação colaborativa entre os pacientes, os familiares e os profissionais de saúde, com base no cuidado centrado no paciente e na comunicação compassiva e empática entre os atores do encontro clínico.
Em 2023 tivemos a grata oportunidade de trazer à tona a necessidade da inclusão do paciente como protagonista de seu cuidado visando promover relações em saúde simétricas a partir da cultura do cuidado centrado no paciente e, em setembro o Dia Mundial da Segurança do Paciente (data criada pela Organização Mundial da Saúde) trouxe como tema o “Engajamento de pacientes pela segurança do paciente”.
“Fazer Ouvir a Voz do Paciente” foi uma de nossas prioridades, com muitas iniciativas para abordar e sensibilizar sobre a importância do engajamento do paciente como um caminho essencial para avançarmos nessa fronteira, a partir de responsabilidades e estratégias das instituições e profissionais de saúde para oferecer cuidados cada vez mais dignos e seguros, com ganhos e benefícios a todos os envolvidos.
A segurança do paciente e o direito do paciente têm sido temas e reflexões cada vez mais presentes, fato extremamente positivo e que demonstra um avanço na evolução das relações de cuidados em saúde. Sabemos que implantar melhorias para a promoção de um cuidado seguro e desfechos favoráveis não é trivial, tratando-se de assunto e amplo e complexo, que envolve pensar em estratégias integradas em todo o sistema de saúde e todas as partes envolvidas.
Através da realização de cursos, posts, webinars, blog e diversos conteúdos, o IBDPAC avança para gerar valor a pacientes, familiares, membros de instituições de pacientes, profissionais de Saúde e do Direito, visando contribuir para a construção de relações colaborativas com resultados cada vez melhores nos cuidados de saúde, a partir de estudos nacionais e internacionais e publicações qualificadas, desenvolvidas pelas Diretoras do IBDPAC.
Como aluna da primeira turma do curso de Pós-Graduação de Direito do Paciente do IBDPAC (2022 – 2023) compartilho aqui a rica experiência de interagir com professores e alunos de diversas áreas, e principalmente, de conhecer e estudar conceitos e materiais atualizados tais como empatia clínica, engajamento do paciente, práticas relacionadas ao manejo e condução de conversas difíceis, segurança do paciente, entre outros.
Abraçamos 2024 reafirmando nosso Sonho/Aspiração de “Contribuir para a promoção de uma cultura inovadora e construtiva nos cuidados em saúde, mediante o estímulo à interação colaborativa entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, com base no cuidado centrado no paciente e na comunicação compassiva e empática entre os atores do encontro clínico”, com planejamento prontinho, atualizado com muito entusiasmo e confiança.
Muitos são os desafios e inúmeras são as possibilidades para aprimorar esse universo maravilhoso dos cuidados em saúde, a partir de relações que consideram o paciente e sua família como protagonista(s) e parceiro (s) do cuidado de modo a fortalecer a segurança nos diversos momentos da jornada do cuidado em saúde. Estaremos juntos nesse novo ano, afinal, juntos, somos sempre melhores e mais fortes!
- Engajamento do paciente e de familiares na segurança do paciente, Editora Atena 2023; Albuquerque, Aline (Organizadora); Eler, Kalline (Organizadora).
- https://ibdpac.com.br/quem-somos/
- PLANO DE AÇÃO GLOBAL PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE 2021-2030 : Em busca da eliminação dos danos evitáveis nos cuidados de saúde