Quem somos

Página Principal » Quem somos

“Poder-se-ia escrever um tratado sobre o valor diagnóstico do aperto de mãos”.

Bernard Lown – A arte perdida de curar

A missão
do IBDPAC

O IBDPAC é a primeira entidade no Brasil dedicada integralmente ao Direito do Paciente. A sua missão institucional é a promoção de uma cultura inovadora e construtiva nos cuidados em saúde, mediante o estímulo à interação colaborativa entre os pacientes, os familiares e os profissionais de saúde, com base no cuidado centrado no paciente e na comunicação compassiva e empática entre os atores do encontro clínico.

O IBDPAC entende que o respeito e a promoção dos direitos dos pacientes são a chave para a melhora dos resultados em saúde e a prevenção de eventos adversos, bem como para a redução da litigância nos cuidados em saúde.

sobre-ibdpac-1
cursos-especializados
cursos-especializados

O IBDPAC oferta cursos de formação e de capacitação para pacientes, de familiares, de membros de instituições de pacientes e de saúde, de profissionais de Saúde por meio da Escola de Pacientes e de Cursos para Profissionais da Saúde. Assim como, cursos jurídicos para advogados, magistrados, membros do Ministério Público e outras carreiras jurídicas sobre Direito do Paciente e temas afins.

O IBDPAC também dispõe de Cursos Especializados e Cursos Personalizados.
Nossos Cursos proporcionarão aos seus participantes conhecimento atualizado e único no Brasil sobre os direitos dos pacientes e temas de relevância para todos da área da saúde, tais como comunicação compassiva, tomada de decisão compartilhada, ajudas decisionais, planos avançados de cuidado, mediação clínica e empatia no encontro clínico.

 Assim, após a realização dos Cursos do IBDPAC, pacientes, familiares, membros de instituições de pacientes, profissionais de Saúde e do Direito terão ferramentas úteis para manejar conflitos, construir relações colaborativas, evitar eventos adversos e alcançar melhores resultados em saúde.Com o intuito de disseminar a consciência acerca dos direitos dos pacientes e a sua efetivação nas instituições de pacientes e de saúde, o IBDPAC produz conhecimento qualificado e presta consultoria personalizada, fundamentada nos estudos e nas pesquisas desenvolvidos pelas Diretoras do IBDPAC.

Sonho/aspiração

Contribuir para a promoção de uma cultura inovadora e construtiva nos cuidados em saúde, mediante o estímulo à interação colaborativa entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, com base no cuidado centrado no paciente e na comunicação compassiva e empática entre os atores do encontro clínico.

Desafio

Implementar uma nova cultura nos cuidados em saúde e uma visão jurídica inovadora sobre a relação entre profissional de saúde e paciente.

Conheça nossa equipe

aline-ibdpac

Aline Albuquerque

Diretora Executiva

Linkedin | Instagram | Facebook Lattes

Professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Coordenadora do Observatório Direitos do Paciente da Universidade de Brasília. Pesquisadora Visitante na Universidade de Oxford. Pós-doutorado pela Universidade de Essex. Doutorado em Ciências da Saúde. Autora dos livros Bioética e Direitos Humanos, Direitos Humanos dos Pacientes e Capacidade Jurídica e Direitos Humanos. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição e do Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital de Apoio de Brasília. Membro do Redbioética da UNESCO.

cintia-ibdpac-1

Cintia Tanure

Diretora de Projetos

Linkedin | Instagram | Facebook Twitter | Lattes

Enfermeira formada pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Administração Hospitalar e Mestrado em Enfermagem pela Universidade de Brasília com foco no conflito da tomada de decisão em saúde do adulto. Trabalhou por mais de 15 anos como enfermeira assistencial em reabilitação motora de adultos e pediátrica, com experiência em oncologia ambulatorial, internação e cuidados paliativos em adultos. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética Hospital de Apoio de Brasília.

cintia-ibdpac-1
kalline-ibdpac-1

Kalline Eler

Diretora de Projetos

Linkedin | Instagram | Facebook Lattes

Professora de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Bioética pela Universidade de Brasília. Coordenadora do Observatório Direitos dos Pacientes da Universidade de Brasília. Autora do Livro: Capacidade Jurídica da Criança e do Adolescente na Saúde.

mariana-menegaz-ibdpac

Mariana Menegaz

Diretora de Projetos

Linkedin | Instagram | Facebook Lattes
Mestre em Direito pela UNESP. Pós-graduada em Processo Civil e Argumentação Jurídica pela PUC-Minas. Advogada. Mediadora e Conciliadora extrajudicial e judicial, com atuação no Distrito Federal e em Minas Gerais. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Membro da Comissão de Mediação do IBDFAM-DF. Membro da Comissão de Bioética do IBDFAM-DF. Membro da Comissão de Métodos Adequados de Solução de Conflitos da  OAB-DF.
mariana-menegaz-ibdpac
Nelma-ibdpac-1

Nelma Melgaço

Diretora de Projetos

Linkedin | Instagram | FacebookLattes

Advogada com experiência na área da saúde há mais de 14 anos. Especialista em Bioética Clínica pela Redbioética da UNESCO. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital de Apoio de Brasília e membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/DF.

Thatiana-ayres

Thatiana Ayres

Diretora de Projetos

Linkedin | Instagram | Facebook | Lattes

Terapeuta ocupacional com mais de 13 anos de experiência e Professora universitária. Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Observatório Direitos dos Pacientes da Universidade de Brasília.

Thatiana-ayres
Pioneirismo em Cursos Jurídicos em Direito do Paciente.
Cadastrepara assistir ao vídeo

Cadastrepara assistir ao vídeo

Participe agora cadastrando o seu melhor e-mail e acompanhe de perto

Cadastrado com sucesso!