Relatório Isabel: empatia, comunicação, direitos do paciente e segurança do paciente no cuidado materno e pediátrico.

Relatório Isabel: empatia, comunicação, direitos do paciente e segurança do paciente no cuidado materno e pediátrico.

No mês de setembro de 2025, foi lançado o Relatório Isabel, elaborado pelas organizações da sociedade civil Dando Voz ao Coração e Instituto Brasileiro de Direito do Paciente. O Relatório é um importante marco para os direitos do  paciente e a segurança do paciente no Brasil.
O Relatório Isabel traz a jornada de Isabel e de sua família, narrada por sua mãe, Roberta, que expõe questões importantes para se refletir sobre a qualidade do cuidado neonatal e pediátrico, vivenciadas por pacientes e familiares no cotidiano de serviços públicos e privados de todo o país.  
Embora avanços tenham sido conquistados quando se trata da segurança do paciente, ainda há muito o que fazer em nosso país, notadamente quanto à inexistência de uma política nacional de segurança do paciente e à imperiosidade de se aprovar o Projeto de Lei do Estatuto dos Direitos do Paciente.
Precisamos urgentemente conscientizar a sociedade brasileira sobre os direitos dos pacientes, bem como estabelecer um pacto social de enfrentamento aos danos evitáveis aos pacientes, principalmente quando se trata de bebês e de crianças.
 
Boa leitura!

Baixe aqui

Gostou do conteúdo? Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
X