Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário

Atualizado em 19/03/2021
Por Aline Albuquerque

Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário

Atualizado em 19/03/2021
Por Aline Albuquerque

Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário

O IBDPAC tem a grande alegria em compartilhar o artigo publicado nos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário de suas Diretoras sobre  Ajudas Decisionais e dos Apoios de Tomada de Decisão, enquanto ferramentas da tomada de decisão compartilhada, enfocando suas aproximações e dessemelhanças. 

Neste artigo as autoras sustentam a necessidade de fomentar a implantação da tomada decisão compartilhada como cerne do Cuidado Centrado no Paciente e de promoção de sua autonomia pessoal. Aborda-se a utilização tanto das Ajudas Decisionais quanto dos Apoios para Tomada de Decisão com objetivo de envolver os pacientes no processo decisório de acordo com sua vontade e preferências. 

No artigo verifica-se ambos os instrumentos incrementam o controle do paciente sobre as decisões que são tomadas sobre seus cuidados em saúde.  Link para o artigo: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/621/798

Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário

Aline Albuquerque, aqui no Blog.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Coordenadora do Observatório Direitos do Paciente da Universidade de Brasília. Pesquisadora Visitante na Universidade de Oxford. Pós-doutorado pela Universidade de Essex. Doutorado em Ciências da Saúde. Autora dos livros Bioética e Direitos Humanos, Direitos Humanos dos Pacientes e Capacidade Jurídica e Direitos Humanos. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição e do Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital de Apoio de Brasília. Membro do Redbioética da UNESCO.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This