Como avaliar a Tomada de Decisão do paciente sobre sua saúde?

Atualizado em 03/02/2022
Por Cíntia Tanure

Como avaliar a Tomada de Decisão do paciente sobre sua saúde?

Atualizado em 03/02/2022
Por Cíntia Tanure

Como avaliar a Tomada de Decisão do paciente sobre sua saúde?

Por Cintia Tanure

No decorrer da vida as pessoas necessitam tomar decisões sobre a realização de tratamentos e/ou exames diagnósticos em busca do bem-estar e da melhora de uma condição de saúde. A Tomada de Decisão Compartilhada (TDC) é referenciada mundialmente como modelo a ser empregado na relação clínica, profissional de saúde e o paciente. 

Mas como saber se após a inclusão no paciente em sua decisão de saúde, ainda não existem duvidas ou receios sobre a decisão? 

O conflito de decisão é definido como um estado de incerteza acerca de uma ação (O’CONNOR AM, 1995). Em 1995, a enfermeira canadense Annette O’Connor desenvolveu e validou uma escala que avalia a percepção individual de incerteza do paciente e que fatores podem estar contribuindo com essa indecisão. 

Denominada Decisional Conflict Scale (DCS), já foi traduzida para várias línguas em cerca de 20 países, sendo amplamente utilizada. Esta ferramenta foi adaptada e validada para utilização no Brasil, em publicação recente, e encontra-se disponível para utilização no site do Ottawa Hospital, que abriga as diversas versões validadas. (link no final)

Para a utilização não é necessária autorização prévia, apenas citação das autoras em caso de utilização para fins de publicações científicas. É uma ferramenta de autoaplicação, composta de 16 itens, que utiliza o formato de resposta tipo Likert, variando entre 0 (concordo completamente), 1 (concordo), 2 (nem concordo nem discordo), 3 (discordo) e 4 (discordo fortemente). 

A ferramenta é constantemente utilizada com a finalidade de mensurar a efetividade do aconselhamento feito aos pacientes no processo de TDC, sendo aplicada após decisões sobre tratamentos de saúde, exames para diagnósticos e/ou planos de cuidados em saúde (GARVELINK MM, 2019). 

A disponibilização desta escala que no Brasil possibilitará avaliar a inclusão dos pacientes nas relações de saúde e que pontos são necessárias mudanças e aprimoramentos para uma melhor qualidade da tomada de decisão compartilhada.   

Link para a escala: https://decisionaid.ohri.ca/eval_dcs.html

Artigo de validação: Antunes C. M. T. B., Bampi L. N. da S., Filho F. M. de A., & Hua F. Y. (2021). Adaptação transcultural e validação da Decisional Conflict Scale para utilização no Brasil. Revista Eletrônica Acervo Saúde13(12), e9136. https://doi.org/10.25248/reas.e9136.2021

Como avaliar a Tomada de Decisão do paciente sobre sua saúde?

Cíntia Tanure, aqui no Blog.
Enfermeira formada pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Administração Hospitalar e Mestrado em Enfermagem pela Universidade de Brasília com foco no conflito da tomada de decisão em saúde do adulto. Trabalhou por mais de 15 anos como enfermeira assistencial em reabilitação motora de adultos e pediátrica, com experiência em oncologia ambulatorial, internação e cuidados paliativos em adultos. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética Hospital de Apoio de Brasília.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como avaliar a Tomada de Decisão do paciente sobre sua saúde?.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This