O documento “Deficiência – resposta inclusiva ao COVID-19- rumo a um futuro melhor para todos”, da ONU, que enfatiza a importância da garantia dos direitos das pessoas com deficiência no contexto da pandemia da COVID-19 nos países do mundo.
Este documento enfatiza a maneira desproporcional que a pandemia impacta as pessoas com deficiência e a necessidade de garantir seus direitos perante um risco aumentado de contrair o vírus e desenvolver complicações graves com consequente aumento da mortalidade por condições pré-existentes.
Assim, convoca respostas locais, nacionais e globais inclusivas para as pessoas com deficiência, que sejam baseadas em cooperação, investimento e apoio direto de todas as partes interessadas. Considera fundamental a inclusão e o acesso das pessoas com deficiência aos serviços de saúde, em igualdade de condições. A inclusão e a igualdade de condições devem fazer parte das respostas imediatas de saúde e de emergência, bem como dos esforços de desenvolvimento e de recuperação a longo prazo.
Como parte desse processo, a participação ativa das pessoas com deficiência e de suas organizações representativas foi elencada como essencial, com o intuito de aumentar a conscientização e defender as necessidades das pessoas com deficiência e contribuir com o planejamento e a implementação para a construção de comunidades iguais, inclusivas, sustentáveis resilientes.
Fonte: https://www.un.org/development/desa/disabilities/wp-content/uploads/sites/15/2020/05/Joint-statement-Disability-inclusive-response-to-COVID-19.pdf