resposta inclusiva ao COVID-19 rumo a um futuro melhor para todos

Deficiência – resposta inclusiva ao COVID-19 rumo a um futuro melhor para todos

Atualizado em 28/04/2021
Por Aline Albuquerque

Deficiência – resposta inclusiva ao COVID-19 rumo a um futuro melhor para todos

Atualizado em 28/04/2021
Por Aline Albuquerque

Deficiência – resposta inclusiva ao COVID-19 rumo a um futuro melhor para todos

O documento “Deficiência – resposta inclusiva ao COVID-19- rumo a um futuro melhor para todos”, da ONU, que enfatiza a importância da garantia dos direitos das pessoas com deficiência no contexto da pandemia da COVID-19 nos países do mundo.

Este documento enfatiza a maneira desproporcional que a pandemia impacta as pessoas com deficiência e a necessidade de garantir seus direitos perante um risco aumentado de contrair o vírus e desenvolver complicações graves com consequente aumento da mortalidade por condições pré-existentes. 

Assim,  convoca respostas locais, nacionais e globais inclusivas para as pessoas com deficiência, que sejam baseadas em cooperação, investimento e apoio direto de todas as partes interessadas. Considera fundamental a inclusão e o acesso das pessoas com deficiência aos serviços de saúde, em igualdade de condições. A inclusão e a igualdade de condições devem fazer parte das respostas imediatas de saúde e de emergência, bem como dos esforços de desenvolvimento e de recuperação a longo prazo.

Como parte desse processo, a participação ativa das pessoas com deficiência e de suas organizações representativas foi elencada como essencial, com o intuito de aumentar a conscientização e defender as necessidades das pessoas com deficiência e contribuir com o planejamento e a implementação para a construção de comunidades iguais, inclusivas, sustentáveis resilientes.  

Fonte: https://www.un.org/development/desa/disabilities/wp-content/uploads/sites/15/2020/05/Joint-statement-Disability-inclusive-response-to-COVID-19.pdf

Deficiência – resposta inclusiva ao COVID-19 rumo a um futuro melhor para todos

Aline Albuquerque, aqui no Blog.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Coordenadora do Observatório Direitos do Paciente da Universidade de Brasília. Pesquisadora Visitante na Universidade de Oxford. Pós-doutorado pela Universidade de Essex. Doutorado em Ciências da Saúde. Autora dos livros Bioética e Direitos Humanos, Direitos Humanos dos Pacientes e Capacidade Jurídica e Direitos Humanos. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição e do Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital de Apoio de Brasília. Membro do Redbioética da UNESCO.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Deficiência – resposta inclusiva ao COVID-19 rumo a um futuro melhor para todos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This