Guia de Orientações sobre Serviços em Saúde Mental

Guia de Orientações sobre Serviços em Saúde Mental

Atualizado em 22/06/2021
Por Cíntia Tanure

Guia de Orientações sobre Serviços em Saúde Mental

Atualizado em 22/06/2021
Por Cíntia Tanure

Guia de Orientações sobre Serviços em Saúde Mental

A Organização Mundial de Saúde publicou, no ano de 2021, o Guia de orientações sobre serviços em saúde mental que traz como foco principal a promoção de abordagens centradas nas pessoas e baseadas nos direitos humanos.

Nas Orientações estão incluídas ações que devem estar localizadas nas comunidades e  abranger cuidados que vão além dos cuidados em saúde mental, pois devem incluir aspectos da vida cotidiana do paciente, como educação e emprego.

Trata-se de um documento abrangente com sete focos principais de ação e orientações para criação de novos serviços específicos para esse atendimento. Enfatiza a participação de gestores na área de saúde mental, demonstrando a importância de legislação especifica, politicas direcionadas e financiamento adequado, além da participação da sociedade civil, com o intuito que os Estados alcancem alto nível de qualidade no cuidado ao paciente em saúde mental.

“A transformação da provisão de serviços de saúde mental deve ser acompanhada por mudanças significativas no setor social”, disse Gerard Quinn, Relator Especial da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. “Até que isso aconteça, a discriminação que impede as pessoas com problemas de saúde mental de levar uma vida plena e produtiva vai continuar.”

Fonte: https://www.who.int/news/item/10-06-2021-new-who-guidance-seeks-to-put-an-end-to-human-rights-violations-in-mental-health-car

Guia de Orientações sobre Serviços em Saúde Mental

Cíntia Tanure, aqui no Blog.
Enfermeira formada pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Administração Hospitalar e Mestrado em Enfermagem pela Universidade de Brasília com foco no conflito da tomada de decisão em saúde do adulto. Trabalhou por mais de 15 anos como enfermeira assistencial em reabilitação motora de adultos e pediátrica, com experiência em oncologia ambulatorial, internação e cuidados paliativos em adultos. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética Hospital de Apoio de Brasília.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Guia de Orientações sobre Serviços em Saúde Mental.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This