A Organização Mundial de Saúde publicou, no ano de 2021, o Guia de orientações sobre serviços em saúde mental que traz como foco principal a promoção de abordagens centradas nas pessoas e baseadas nos direitos humanos.
Nas Orientações estão incluídas ações que devem estar localizadas nas comunidades e abranger cuidados que vão além dos cuidados em saúde mental, pois devem incluir aspectos da vida cotidiana do paciente, como educação e emprego.
Trata-se de um documento abrangente com sete focos principais de ação e orientações para criação de novos serviços específicos para esse atendimento. Enfatiza a participação de gestores na área de saúde mental, demonstrando a importância de legislação especifica, politicas direcionadas e financiamento adequado, além da participação da sociedade civil, com o intuito que os Estados alcancem alto nível de qualidade no cuidado ao paciente em saúde mental.
“A transformação da provisão de serviços de saúde mental deve ser acompanhada por mudanças significativas no setor social”, disse Gerard Quinn, Relator Especial da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências. “Até que isso aconteça, a discriminação que impede as pessoas com problemas de saúde mental de levar uma vida plena e produtiva vai continuar.”
Fonte: https://www.who.int/news/item/10-06-2021-new-who-guidance-seeks-to-put-an-end-to-human-rights-violations-in-mental-health-car