Cintia Tanure
Tomada de Decisão Compartilhada (TDC) é relatada na literatura como o cerne do Cuidado Centrado no Paciente (CCP). É definida como um processo colaborativo entre profissional de saúde e paciente, no trabalho conjunto de fazer decisões de saúde.
Porém, apesar de inúmeras evidências que demonstram a necessidade da introdução dessa prática no cotidiano das instituições de saúde, ainda há mitos que precisam ser extintos. Dentre os principais, a afirmação de que os profissionais já realizam a TDC é um dos principais a serem verificados de forma mais cuidadosa. (tw3lve)
A afirmativa de que já ocorre diariamente nos atendimentos clínicos o engajamento dos pacientes, estimando a inclusão dos valores e preferências do paciente durante uma tomada de decisão, e que são respeitadas as definições de vida do paciente sem interferências, não condiz com a realidade apresentada nas mais diversas unidades de atendimento em nosso país, sendo públicas ou privadas, e nos mais diversos níveis de atenção, desde o nível primário até as decisões em reabilitação ou cuidados paliativos.
Há uma deficiência de entendimento dos profissionais de saúde sobre todos os aspectos da TDC, além de uma certa confusão entre TDC e uma abordagem em saúde que considere o Cuidado Centrado no Paciente como foco. É imprescindível ressaltar que a informação repassada ao paciente durante um atendimento, por mais completa e obrigatória que seja, não pode ser definida como sinônimo de TDC.
Ter ciência do conceito de TDC não é suficiente!
Para a realização da TDC é essencial programas de capacitação para ajudar a ensinar os profissionais como promover o engajamento dos seus pacientes em seu cuidado em saúde. Isso pode ser realizado individualmente (em treinamentos específicos) ou dentro das instituições que implementem capacitação continua para seus profissionais adotarem esse modelo no seu cotidiano.
Para além de ações individuais, a reorganização nos atendimentos clínicos dos profissionais envolvidos, com foco no engajamento do paciente também é fundamental para que a TDC possa ser genuína e realmente implementada.
Referência:
Légaré F; Witteman H O. Shared Decision Making: examining key elements and barriers to adoption into routine clinical practice. Health Affairs. February, 32:2 2013.