Mariana Menegaz
O Programa de Direito Sanitário (Prodisa) da FioCruz de Brasília, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito do Paciente – IBDPAC, Programa de Pós Graduação em Bioética da Universidade de Brasília, realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, o II Seminário Brasileiro de Direito do Paciente, cujo tema central foi ‘Desafios Jurídico-Sanitários da Segurança do Paciente’.
O evento contou com a presença de ilustres palestrantes, nacionais e internacionais, que debateram sobre temas importantes, como ‘Direito à saúde e segurança do paciente’, ‘Disclosure e as questões jurídicas envolvendo a sua efetivação’, ‘Responsabilidade civil e penal do profissional de saúde sob a perspectiva da segurança do paciente’, ‘Cultura justa e cultura restaurativa na saúde, ‘Pacientes pela Segurança do Paciente’, ‘Construção de uma política pública de segurança do paciente no Brasil, ‘Novos desafios da Segurança do Paciente em um mundo desigual’.
Ademais, o Seminário contou com o lançamento do livro ‘Bioética e Justiça Restaurativa’, uma obra coletiva do Observatório Direitos dos Pacientes do Programa de Pós-gradução em Bioética da UnB. Para mais informações sobre o livro, consulte o site https://ibdpac.com.br/livro-digital-bioetica-e-justica-restaurativa/.
O download do livro pode ser realizado pelo site www.ibdpac.com.br, de forma gratuita!
Por fim, ocorreu o lançamento da chamada de artigos para o Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS), com o tema ‘Aspectos Jurídico-Sanitários da Segurança do Paciente’. O edital e maiores informações estão disponíveis no link https://lnkd.in/gdKzJqJp.
A gravação do II Seminário Brasileiro de Direito do Paciente está disponível no canal da Fiocruz, no Youtube. Convidamos a todas as pessoas para acessá-lo!