Como avaliar e apoiar a decisão do paciente?

Atualizado em 24/02/2023
Por Cíntia Tanure

Como avaliar e apoiar a decisão do paciente?

Atualizado em 24/02/2023
Por Cíntia Tanure

Como avaliar e apoiar a decisão do paciente?

Cintia Tanure 

A tomada de decisão sobre cuidados em saúde é um momento complexo que envolve muitos fatores, abrange aspectos clínicos e também aqueles relacionados a qualidade de vida do paciente, sua família e entes mais próximos. Assim decidir entre diversas alternativas envolve riscos, incertezas sobre os resultados e avaliação dos ganhos e perdas que envolvem cada opção. 

Neste processo, é necessário um correto esclarecimento sobre todas as possibilidades de tratamento/ diagnóstico e a ponderação cuidadosa sobre os riscos e benefícios de cada opção disponível para a continuidade do cuidado de saúde. Quanto maior for a mudança no estilo de vida ou o impacto sobre a qualidade de vida do paciente, maior deve ser o envolvimento deste em todos os momentos de decisão. Muitas vezes esta decisão é sensível as preferências e valores do paciente e para ser tomada deve considerar esses aspectos de forma crucial.

Porém, mesmo após o processo de tomada de decisão compartilhada ainda podem restar dúvidas sobre a certeza diante da opção final de tratamento definida. 

Conflito decisional é o estado de incerteza sobre um curso de ação que deve ser tomado, suas manifestações comportamentais surgem como a verbalização da incerteza, a vacilação entre as opções possíveis, o adiamento na tomada de decisão, e a angustia verbal.

Como podemos avaliar a certeza ou incerteza do paciente nesse processo?

Em vários estudos para avaliar a tomada de decisão do paciente é utilizada a Escala de Conflito de Decisão em Saúde (com 16 itens) que avalia fatores que contribuem com a incerteza e a efetividade da sua tomada de decisão. Pacientes que apresentam menor conflito decisional frequentemente estão mais engajados no tratamento e tem menor grau de arrependimento com a decisão tomada.

Este instrumento pode avaliar a clareza do paciente sobre qual melhor opção, a ocorrência de lacuna das informações necessárias, o sentimento de incerteza sobre uma decisão tomada, o suporte de familiares e profissionais sentido pelo paciente para o processo além de sua percepção de valores pessoais inseridos no processo. 

Reconhecendo os pontos frágeis do processo de tomada de decisão de cada paciente é possível ao profissional ajustar seu cuidado para que possa fortalecer a certeza do paciente sobre a opção de curso a ser tomada e aumentar seu engajamento.

1- Choosing between the red and the blue pill. How do people decide when they face uncertainty regarding different treatment alternatives? 2022.

2-   O’Connor A. User Manual Decisional Conflict Scale.1993 [Updated 2010]

3-  Antunes CMTB., et al. Adaptação transcultural e validação da Decisional Conflict Scale para utilização no Brasil. Ver. Eletr. Acervo Saúde, (13):1-9. 2021.

4-  Hoesseini A., et al. Decisional Conflict in patients with head neck cancer. JAMA Otolaryngology–Head&NeckSurgery, 149 (2):160-167. 2022.

Como avaliar e apoiar a decisão do paciente?

Cíntia Tanure, aqui no Blog.
Enfermeira formada pela Universidade de Brasília, com pós-graduação em Administração Hospitalar e Mestrado em Enfermagem pela Universidade de Brasília com foco no conflito da tomada de decisão em saúde do adulto. Trabalhou por mais de 15 anos como enfermeira assistencial em reabilitação motora de adultos e pediátrica, com experiência em oncologia ambulatorial, internação e cuidados paliativos em adultos. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética Hospital de Apoio de Brasília.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Como avaliar e apoiar a decisão do paciente?.

Share This