Engajando o paciente para a segurança do paciente: Tema do Dia Mundial da Segurança

Atualizado em 01/03/2023
Por Aline Albuquerque

Engajando o paciente para a segurança do paciente: Tema do Dia Mundial da Segurança

Atualizado em 01/03/2023
Por Aline Albuquerque

Engajando o paciente para a segurança do paciente: Tema do Dia Mundial da Segurança

Aline Albuquerque

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu para o ano de 2023 o tema “Engajando o paciente para a segurança do paciente”, com o slogan “Amplifique a voz dos pacientes!” 

A escolha da temática é extremamente acertada e oportuna na medida em que parte do reconhecimento de que pacientes, familiares e cuidadores têm um papel crucial na segurança do paciente. Esse reconhecimento vai ao encontro da concepção de que o fundamento ético da segurança do paciente é o direito humano universal de todos os pacientes de não sofrerem danos associados aos cuidados em saúde e que inexiste efetivação de tal direito sem a participação dos pacientes em seus cuidados. 

Segundo a OMS, as evidências demonstram que quando os pacientes são considerados parceiros em seus cuidados, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação e resultados de saúde. Ao se tornarem membros ativos da equipe de saúde, os pacientes podem contribuir para a segurança de seus cuidados e do sistema de saúde como um todo.

Por meio do slogan “Amplifique a voz dos pacientes!”, a OMS clama pela adoção de medidas destinadas a assegurar  a representatividade dos pacientes nos mecanismos de governança, o seu envolvimento na formulação de políticas públicas e no desenho de estratégias de segurança, bem como a sua participação ativa em seus cuidados em saúde. Para que tal desiderato seja alcançado, é fundamental a criação de meios efetivos para que pacientes, familiares e organizações amplifiquem suas vozes de modo a expressarem suas preocupações, expectativas e preferências em políticas, programas e estratégias de  segurança do paciente.

A OMS enumera uma série de objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2023, destacam-se: (i) conscientizar sobre a necessidade do envolvimento ativo dos pacientes, familiares e cuidadores em todos os ambientes e níveis de cuidado em saúde para melhorar a segurança do paciente; (ii) articular profissionais de saúde, organizações de pacientes, gestores de saúde, provedores de serviços de saúde e outras partes interessadas visando somar esforços para envolver pacientes e familiares nas políticas e nas práticas de segurança do paciente; (iii) capacitar pacientes e familiares para se envolverem ativamente em seus próprios cuidados de saúde e na melhoria da segurança do paciente.

Para aqueles que buscam conscientizar a sociedade brasileira acerca da necessidade urgente de se conferir centralidade ao paciente em seu próprio cuidado e na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias de segurança do paciente, o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2023 consiste em uma oportunidade única para criar um movimento social em torno de tais temáticas, que dizem respeito, em última instância, à superação da posição subalterna do paciente nos cuidados em saúde e à defesa de seus direitos.  

 1-WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Patient Safety Day 2023: Engaging Patients for Patient Safety. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/detail/2023/09/17/default-calendar/world-patient-safety-day-2023–engaging-patients-for-patient-safety. Acesso em: 10 fev. 2023.

 2-WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Patient Safety Day 2023: Engaging Patients for Patient Safety. Disponível em: https://www.who.int/news-room/events/detail/2023/09/17/default-calendar/world-patient-safety-day-2023–engaging-patients-for-patient-safety. Acesso em: 10 fev. 2023.

Engajando o paciente para a segurança do paciente: Tema do Dia Mundial da Segurança

Aline Albuquerque, aqui no Blog.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Coordenadora do Observatório Direitos do Paciente da Universidade de Brasília. Pesquisadora Visitante na Universidade de Oxford. Pós-doutorado pela Universidade de Essex. Doutorado em Ciências da Saúde. Autora dos livros Bioética e Direitos Humanos, Direitos Humanos dos Pacientes e Capacidade Jurídica e Direitos Humanos. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição e do Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital de Apoio de Brasília. Membro do Redbioética da UNESCO.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Engajando o paciente para a segurança do paciente: Tema do Dia Mundial da Segurança.

Share This