Guia de Direitos dos Pacientes

Atualizado em 04/05/2021
Por Aline Albuquerque

É com grande alegria que compartilhamos o lançamento do Guia de Direitos dos Pacientes, do Observatório Direitos dos Pacientes do Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB, do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente – IBDPAC e do Instituto Oncoguia. 

O Guia tem como objetivo divulgar os principais direitos que todas as pessoas têm quando se encontram sendo cuidadas por um profissional de saúde, em serviços públicos e privados. Embora saibamos que esses direitos ainda não são adequadamente respeitados em nosso país, temos certeza de que o primeiro passo nesse caminho é a conscientização de pacientes, de familiares e de profissionais de saúde acerca da importância de tais direitos para melhores resultados em saúde, bem como para o bem-estar do paciente e do profissional de saúde. 

Desejamos que o Guia de Direitos dos Pacientes seja amplamente compartilhado por vocês!

Guia de Direitos dos Pacientes

Aline Albuquerque, aqui no Blog.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Coordenadora do Observatório Direitos do Paciente da Universidade de Brasília. Pesquisadora Visitante na Universidade de Oxford. Pós-doutorado pela Universidade de Essex. Doutorado em Ciências da Saúde. Autora dos livros Bioética e Direitos Humanos, Direitos Humanos dos Pacientes e Capacidade Jurídica e Direitos Humanos. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição e do Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital de Apoio de Brasília. Membro do Redbioética da UNESCO.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Guia de Direitos dos Pacientes.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This