Mariana Lima Menegaz
Conforme abordado em artigos já publicados no Blog do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente, dia 17 de setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente e o tema deste ano é “Cuidado materno e neonatal seguro”, cujo slogan é “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”.
Nesse sentido, a OMS (Organização Mundial da Saúde) convocou para a adoção de 5 (cinco) Metas do Dia Mundial da Segurança do Paciente, para 2021. Tais metas visam melhorar a segurança materna e neonatal no local de atendimento e fomentar a redução da mortalidade materna, além do fim das mortalidades evitáveis de recém-nascidos (Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável).
Assim, as 5 (cinco) Metas são: “- Reduzir práticas desnecessárias e prejudiciais para gestantes e recém-nascidos durante o parto; – Fortalecer a capacidade e o apoio dos profissionais de saúde para cuidados maternos e neonatais seguros; – Promover cuidados respeitosos para um parto seguro; – Melhorar o uso seguro de medicamentos e transfusões de sangue durante o parto; – Reportar e analisar incidentes de segurança no parto.”
Conforme disposto pela OMS, a garantia da segurança do paciente é fundamental para fortalecer a qualidade dos sistemas de saúde e alcançar a cobertura de saúde universal.
Fonte: WHO. World Patient Safety Day Goals 2021 promote safe maternal and newborn practices. 16 set. 2021. Disponível em: https://www.who.int/news/item/16-09-2021-who-s-world-patient-safety-day-goals-2021-promote-safe-maternal-and-newborn-practices. Acesso em: 25 set. 2021