A abordagem do Cuidado Centrado na Criança

A abordagem do Cuidado Centrado na Criança

Atualizado em 24/05/2021
Por Aline Albuquerque

A abordagem do Cuidado Centrado na Criança

Atualizado em 24/05/2021
Por Aline Albuquerque
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A abordagem do Cuidado Centrado na Criança

O Cuidado Centrado na Criança consiste em uma nova abordagem de cuidados em saúde pediátricos que tem ganhado, na última década, cada vez mais notoriedade. Essa nova forma de prover cuidados para o paciente criança originou-se a partir da constatação de que as crianças ainda ocupam um papel secundário e não são envolvidas no planejamento ou nas decisões relativas aos seus cuidados e, mesmo quando expressam um desejo de envolvimento, não recebem suporte para concretizá-lo (1). 

Por se tratar de uma abordagem recente cujos conceitos ainda estão sendo precisados, foi realizada, em 2018, a primeira revisão de escopo (2) para mapeamento da literatura relacionada ao Cuidado Centrado na Criança que identificou como sendo seus principais pontos o foco do cuidado na criança pertencente a um contexto familiar (e não o contrário, ou seja, o foco na família que tem uma criança enferma, como ocorre no Cuidado Centrado na Família) e a ênfase nos direitos que lhe asseguram o protagonismo no seu cuidado em saúde. Assim, o Cuidado Centrado na Criança reconhece a criança enquanto titular de direitos que se aplicam aos cuidados em saúde, especialmente, seu direito humano de participar de todas as etapas do cuidado e do processo de tomada de decisão, imprescindível para garantir que suas necessidades sejam de fato atendidas e suas preferências consideradas pelos profissionais de saúde(1) (3).

 Fontes:

1.        Coyne I, Hallström I, Söderbäck M. Reframing the focus from a family-centred to a child-centred care approach for children’s healthcare. J Child Heal Care. 2016;20(4):494–502.  

2.        Ford K, Campbell S, Carter B, Earwaker L. The concept of child-centered care in healthcare: a scoping review protocol. JBI database Syst Rev Implement reports. 2018;16(4):845–51.  

3.        Coyne I, Holmström I, Söderbäck M. Centeredness in Healthcare: A Concept Synthesis of Family-centered Care, Person-centered Care and Child-centered Care. J Pediatr Nurs. 2018;42:45–56. A

A abordagem do Cuidado Centrado na Criança

Aline Albuquerque, aqui no Blog.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Coordenadora do Observatório Direitos do Paciente da Universidade de Brasília. Pesquisadora Visitante na Universidade de Oxford. Pós-doutorado pela Universidade de Essex. Doutorado em Ciências da Saúde. Autora dos livros Bioética e Direitos Humanos, Direitos Humanos dos Pacientes e Capacidade Jurídica e Direitos Humanos. Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética do Grupo Hospitalar Conceição e do Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital de Apoio de Brasília. Membro do Redbioética da UNESCO.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: A abordagem do Cuidado Centrado na Criança.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This