O que importa para você, paciente?  

Atualizado em 22/06/2022
Por Kalline Eler

O que importa para você, paciente?  

Atualizado em 22/06/2022
Por Kalline Eler

O que importa para você, paciente?  

Kalline Eler

No dia 9 de junho, foi comemorado o dia do Movimento Global “O que importa para você?” – “What Matters to You (WMTY)?” –, uma iniciativa que tem como premissa o Cuidado Centrado no Paciente e surgiu a partir de um artigo publicado em 2012 no New England Journal of Medicine, intitulado Tomada de Decisão compartilhada: o pináculo do cuidado centrado no paciente, escrito por Michael Barry e Susan Edgman-Levitan.  O movimento se espalhou para mais de 49 países, sendo integrado a fluxos de trabalho em diversos ambientes de cuidado, incluindo hospitais, cuidados primários, saúde comportamental, programas de tratamento de uso de substâncias e organizações de serviço social baseadas na comunidade.  

Essencialmente, apresenta os seguintes objetivos: 

▪incentivar e apoiar conversas significativas entre pacientes, famílias e profissionais de saúde;

 ▪promover um relacionamento em que o profissional de saúde busca compreender o contexto de vida e as coisas que são mais importantes para o paciente;

 ▪contribuir para tomada de decisão compartilhada que respeita valores e preferências do paciente.

O movimento tem como o princípio subjacente a orientação para que o profissional de saúde, “Pergunte, escute, faça” o que importa para o paciente. Assim, as conversas propostas pelo WMTY auxiliam os profissionais de saúde a compreender o que é mais importante e significativo para os pacientes, promovendo melhores parcerias de cuidado e uma melhor experiência para o paciente. 

Com efeito, a comunicação compassiva do profissional de saúde e a preocupação com aquilo que realmente tem valor para o paciente, tem o condão de aumentar a efetividade e a qualidade do cuidado em saúde, pois, além de gerar satisfação e bem-estar, evita procedimentos agressivos, manipulações e exames desnecessários.  

Referência: https://wmty.world/

.

 

O que importa para você, paciente?  

Kalline Eler, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: O que importa para você, paciente?  .

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This