Plano Avançado de Cuidado

Plano Avançado de Cuidado

Atualizado em 18/02/2021
Por Nelma Melgaço

Plano Avançado de Cuidado

Atualizado em 18/02/2021
Por Nelma Melgaço

Plano Avançado de Cuidado

O ser humano tem a capacidade única de planejar o futuro. Escolher a profissão, a aquisição de bens, a constituição da família, onde morar depois da aposentadoria, são exemplos de planejamentos. Entretanto, a maioria das pessoas evitam uma questão muito importante: que tipo de atendimento médico desejam se tiverem uma doença crônica ou se ficarem muito doentes, confusas ou incapazes de tomar decisões[1].

O fato é que a vida é imprevisível. Um acidente ou um derrame pode deixar uma pessoa temporariamente incapacitada de tomar decisões por si mesma. Nesse caso, outras pessoas, como seus familiares, serão levadas a tomar decisões durante tal crise que podem diferir das necessidades, da vontade e das preferências do paciente. Para evitar essa situação, pode-se fazer um Plano Avançado de Cuidado.

O Plano Avançado de Cuidado permite que familiares e profissionais de saúde decidam de acordo com a necessidade, a vontade e as preferências de um paciente adulto durante doenças graves ou acidentes em que resultem em sua incapacidade de tomada de decisão.[2] Tal possibilidade só é factível porque o paciente adulto participou de um processo envolvendo sessões de diálogos (que podem ser gravados em áudio ou vídeo, ou simplesmente um registro em seu prontuário documentando o conteúdo dessas conversas)[3] com seus familiares e profissionais de saúde. Mediante esses diálogos o paciente expressou suas necessidades, vontade e preferências que nortearão a decisão sobre seus cuidados em saúde,  em um momento futuro, quando este não puder decidir.

O objetivo central do Plano Avançado de Cuidado é o respeito à autonomia pessoal do paciente adulto por meio da sua tradução em decisões de tratamento feitas por um decisor que refletem as decisões que o paciente teria feito por si mesmo[4] se estivesse em condições de fazê-lo.  


[1]Harvard Medical School Publishes Special Health Reports. Advance Care Planning. 2019. Disponível em: www.health.havard.edu Acesso em: 12 jan. 2021 

[2] SUDORE, Rl; LUM, Hg; YOU Jj; et al. Definnition Advance care Planning for adults: a consesus definition from a multidisciplinar Delphi panel.Pain Symptom Manage 2017; 53-821-832. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/7j53x1zp     Acesso em: 12 jan. 2021 

[3]Harvard Medical School Publishes Special Health Reports. Advance Care Planning. 2019. Disponível em: www.health.havard.edu Acesso em: 12 jan. 2021 

[4]  WILKINSON, Anne; WENGER, Neil; SHUGARMAN, Lisa. Literature Review on Advance Directives. Disponível em: https://aspe.hhs.gov/basic-report/literature-review-advance-directives Acesso em: 01 fev. 2021.

Plano Avançado de Cuidado

Nelma Melgaço, aqui no Blog.
Advogada com experiência na área da saúde há mais de 14 anos. Especialista em Bioética Clínica pela Redbioética da UNESCO. Membro do Comitê Hospitalar de Bioética do Hospital de Apoio de Brasília e membro da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/DF.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Plano Avançado de Cuidado.

Share This