O ser humano tem a capacidade única de planejar o futuro. Escolher a profissão, a aquisição de bens, a constituição da família, onde morar depois da aposentadoria, são exemplos de planejamentos. Entretanto, a maioria das pessoas evitam uma questão muito importante: que tipo de atendimento médico desejam se tiverem uma doença crônica ou se ficarem muito doentes, confusas ou incapazes de tomar decisões[1].
O fato é que a vida é imprevisível. Um acidente ou um derrame pode deixar uma pessoa temporariamente incapacitada de tomar decisões por si mesma. Nesse caso, outras pessoas, como seus familiares, serão levadas a tomar decisões durante tal crise que podem diferir das necessidades, da vontade e das preferências do paciente. Para evitar essa situação, pode-se fazer um Plano Avançado de Cuidado.
O Plano Avançado de Cuidado permite que familiares e profissionais de saúde decidam de acordo com a necessidade, a vontade e as preferências de um paciente adulto durante doenças graves ou acidentes em que resultem em sua incapacidade de tomada de decisão.[2] Tal possibilidade só é factível porque o paciente adulto participou de um processo envolvendo sessões de diálogos (que podem ser gravados em áudio ou vídeo, ou simplesmente um registro em seu prontuário documentando o conteúdo dessas conversas)[3] com seus familiares e profissionais de saúde. Mediante esses diálogos o paciente expressou suas necessidades, vontade e preferências que nortearão a decisão sobre seus cuidados em saúde, em um momento futuro, quando este não puder decidir.
O objetivo central do Plano Avançado de Cuidado é o respeito à autonomia pessoal do paciente adulto por meio da sua tradução em decisões de tratamento feitas por um decisor que refletem as decisões que o paciente teria feito por si mesmo[4] se estivesse em condições de fazê-lo.
[1]Harvard Medical School Publishes Special Health Reports. Advance Care Planning. 2019. Disponível em: www.health.havard.edu Acesso em: 12 jan. 2021
[2] SUDORE, Rl; LUM, Hg; YOU Jj; et al. Definnition Advance care Planning for adults: a consesus definition from a multidisciplinar Delphi panel.Pain Symptom Manage 2017; 53-821-832. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/7j53x1zp Acesso em: 12 jan. 2021
[3]Harvard Medical School Publishes Special Health Reports. Advance Care Planning. 2019. Disponível em: www.health.havard.edu Acesso em: 12 jan. 2021
[4] WILKINSON, Anne; WENGER, Neil; SHUGARMAN, Lisa. Literature Review on Advance Directives. Disponível em: https://aspe.hhs.gov/basic-report/literature-review-advance-directives Acesso em: 01 fev. 2021.